O que são plataformas de marketplace?

No início dos anos 2000, não era claro qual era a melhor forma de se vender na internet. A maior parte das vendas era feita por sites privados, grandes e pequenos.

Com o tempo, ficou claro que alguns requisitos críticos era fundamentais para o sucesso da operação:
-Grande sortimento de produtos
- Métodos de pagamento e relacionamento com o cliente seguro e eficaz
- Qualidade de entrega alta e com rapidez

Para se ter um grande sortimento de produtos, um fornecedor somente, independentemente de quão grande (Walmart, por exemplo) não era suficiente; assim foi criado o conceito de marketplace, onde pequenos comerciantes operavam em uma plataforma comum. Um caso icônico é o e-bay.

A tecnologia e suporte a cliente também são muito importantes e caros de se obter; de forma a se obter uma solução de qualidade, plataformas especializadas precisaram ser desenvolvidas, tornando o investimento viável através de um grande número de consumidores. Assim nasceu a plataforma de marketplace.

Além de tecnologia e produtos, o cerne do processo de compra e entrega são as diferentes operações logísticas; de diversas etapas no armazém até a entrega, é requerido um grande número de pessoas, equipamentos e sistemas focados em obter uma operação sob controle.

Todos esses investimentos demandam muito capital e só é possível através da obtenção de um grande número de sellers e compradores dentro do mesmo ambiente, trabalhando juntos para criar uma melhor experiência de compra e desenvolvimento contínuo da comunidade.  


Por que usar Marketplaces?

- A explicação curta é que é o melhor custo-benefício para conseguir clientes e operar todo o processo, da estocagem a entrega, passando pelos pagamentos, logística de devoluções e suporte a cliente.

- Adicionalmente, em marketplaces, se encontram melhores informações sobre os resultados da concorrência, performance do seu próprio produto, além de aumentar a segurança e eficiência no cadastro de produtos e recebimento dos proventos de venda. 


Implantação da plataforma

- O primeiro passo para trabalhar em qualquer plataforma de marketplace é o registro de sua empresa, além dos dados financeiros e de produto.

- Ao realizar o cadastro de produtos, a atenção à padronização, bem como aos aspectos de marketing, aumentam muito a performance de vendas, com maior clareza para o consumidor.

- Pontos importantes de se atentar são o atendimento a regras de compliance e outros aspectos regulatórios e legais.
- Por fim, um design correto garante uma comunicação mais eficiente. 


Marketing Digital

- O equivalente a vitrine, no mercado digital, é o marketing digital. É a forma do cliente encontrar seu produto e entender as vantagens da compra.

- Garantir que o marketing dentro e fora da plataforma estejam integrados, coerentes e com custos otimizados é um grande desafio, crucial para execução de vendas e obtenção de rentabilidade. 


Gerenciamento de performance

- O gerenciamento de vendas e resultados deve ser realizado diariamente. Não apenas precificação é mutável, mas, também, o comportamento da concorrência, com seu enorme número de vendedores, alterando os paradigmas comerciais e operacionais.

- A gestão inclui diferentes ferramentas como: controle de inventário, vendas, satisfação do consumidor, devoluções, custos, resultados de marketing, avaliação da concorrência, gestão do produto, gestão da cadeia de suprimento, etc.

- A garantia que os parâmetros adequados de mensuração de sucesso (KPIs) são obtidos e sofrem ação gerencial, é a luz guia para o sucesso da operação digital.